Evento com Desfile e Premiação que motiva estudantes de Artes e Moda, a criar e produzir peças e roupas adaptadas para pessoas com deficiência.
O Instituto Nação Brasil anuncia que estão abertas as inscrições para 8º Prêmio Brasil sul de moda inclusiva. Podem participar estudantes dos cursos de moda, design e criativos de artes visuais da região sul. O objetivo é a criação de peças inclusivas e adaptadas para pessoas com deficiência.

A moda inclusiva facilita a vida de pessoas com deficiência, sendo que as peças desenvolvidas são especialmente adaptadas, assim como objetos, banheiros, carros e espaços físicos. Por exemplo, substituição de botões por zíper, velcro ou imã, deslocamento de costuras, bolsos em lugares estratégicos, inserção de elásticos e outras inúmeras possibilidades que vão depender da criatividade do produtor.

Outro ponto importante para quem deseja investir em moda inclusiva, diz respeito a estrutura de loja, seja física ou virtual. Cabides e etiquetas em braile, funcionários treinados principalmente na linguagem de sinais, além de adaptações necessárias para receber pessoas com alguma deficiência. No caso de lojas virtuais, a áudio descrição no mostruário de produtos é uma alternativa.

O Prêmio Brasil Sul.
A inspiração da criação do Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva, surgiu de uma constatação que é o fato do estado de Santa Catarina, mesmo sendo um expoente nacional no mercado da moda e um dos maiores polos têxteis do país, com profissionais experientes na área de designer de moda, tendo grandes empresas instaladas no estado, ainda não existe uma preocupação do governo e da sociedade catarinense com esta significativa parcela da população.

As pessoas com deficiência continuam sem acesso a roupas adaptadas, este tipo de vestuário é essencial para quem tem alguma dificuldade no dia-a-dia. Por exemplo, pessoas amputadas tem que adaptar calças, camisas e blusas.

A superação de Milena Nenemann


A jovem Milena Nennemann, da pequena cidade de Rio Negro no sul do paraná é um exemplo de superação. Após contrair meningite, a jovem precisou amputar as mãos e os pés, o caso foi exposto pelo Canal SBT no Programa do Ratinho para todo o Brasil, e a partir daí seu drama pessoal envolveu muitas pessoas que contribuíram para a sua recuperação e adaptação.

A repercussão incentivou um empresário paulista a presentear Milena com três próteses sob medida para melhorar a qualidade de vida e ajudá-la a viver normalmente. Superando as dificuldades, Milena ganhou visibilidade nas redes sociais com vídeos em que aparece se maquiando com uma mão biônica.

Fonte: Clique Aqui!

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber mais notícias sobre moda inclusiva: